A indústria e a arte do ferro forjado é uma das mais antigas de Portugal. De acordo com Dr. Joel Serrão, “desde meados do século XII que se começou a empregar o ferro no fabrico de diversos utensílios agrícolas, em instrumentos artesanais, em pregos para construção, nas ferraduras dos cavalos e no fabrico das principais armas defensivas e ofensivas”.
“A Arte do Ferro Forjado que outrora se afirmava através de grades aplicadas nas janelas, varandas, portas e até em pequenas frestas dos edifícios, cedeu o seu lugar a painéis de rede, inestéticos e incaracterísticos, ou a grades simples sem beleza nem arte, (…).”
“É encanto dos olhos e deleite do espírito percorrer as ruas de Viana para admirar as Varandas Antigas, todas elas de ferro forjado, com balaústros cilíndricos ou quadrangulares, enriquecidos por anéis e torneados, alguns trabalhados; outrossim, as varandas posteriores, feitas de prancheta e verguinha, formando figuras geométricas, motivos florais, liras e ânforas, volutas auriculares, círculos concêntricos entrelaçados, vasos de flores, monogramas, oitos (888) harmoniosamente combinados, formando conjuntos admiráveis de beleza e engenho artístico.”
Artigo do Tomo V dos Cadernos Vianenses, escrito por Felipe Fernandes.
Consulte aqui o artigo completo.