Alterações Climáticas, um desafio para a Europa

Materiais educativos

No decurso do anos letivos 2019/2020 e 2020/2021, os alunos da Escola Básica da Abelheira, inscritos no clube PanEuropeu participaram no projeto Get up and goals! através de ações relacionadas com a temática “Alterações Climáticas, um desafio para a Europa”.

O projeto Get up and goals! tem como objetivo apoiar a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas nas escolas europeias e é financiado pelo programa DEAR – Development Education and Awareness Raising, da Comissão Europeia.

Durante o período de confinamento, os alunos deram continuidade aos trabalhos através da criação de um e-book intitulado “Alterações Climáticas – A Poluição no Mundo” e de uma exposição virtual que sumariza as atividades realizadas durante este ano letivo.

Ainda no âmbito deste projeto, foi colocado no recinto escolar um peixe metálico para depósito de resíduos de plástico, em parceria com Câmara Municipal de Viana do Castelo.

No dia 27 de fevereiro de 2021 o trabalho realizado foi apresentado no seminário “Get up! A caminho da meta. Recursos e Práticas” promovido pela Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo. Este seminário marcou também o encerramento deste projeto. Pode visualizar a apresentação aqui.

Os trabalhos desenvolvidos no âmbito deste projeto são da responsabilidade das professoras Rosa Costa, Isabel Pita, Dulce Nunes, Celina Bastos, Manuela Marques, Alzira Gomes.

Book titled 'Alterações ClimáticasA poluição no Mundo'

Viana do Castelo