Benjamim Fernandes Saragoça, vida de emigrante

Enriquecido pelo traquejo dos antepassados e força da terra, descobrimos um homem que vence as adversidades da vida. Falamos de Benjamim Fernandes Saragoça, nascido a 6 de março de 1927, no lugar de Abrigueiro em Meixedo, Viana do Castelo.

“Eu entrei na escola aos 7 anos e fiz apenas a 3ª classe. Nesse tempo, a 3ª classe equivalia ao 9º ano de hoje. […] Ir para a escola era quase sempre bom, porque, enquanto estávamos na escola, podíamos ter um bocadinho para brincar e não tínhamos que estar a trabalhar. Da escola lembro-me dos companheiros, da palmatória que era grossa e que doía, das brincadeiras e patifarias que fazíamos…”

Aos 10 anos começou a trabalhar na extração de terra das minas de Meixedo, na exploração de estanho,  passando em seguida para a extração de volfrâmio na Serra de Arga. Mais tarde, aos 28 anos, logo após ter casado foi para Lisboa trabalhar.

Benjamim já conta com mais de meio século de casamento: ” … em 17 de Dezembro de 1955, casei. Foi um casamento simples, porque o meu sogro era um homem muito austero e, apesar de ser eu a pagar, foi ele como decidiu como ia ser a cerimónia.”

“Aos 35 anos fui para a França. […] Eles davam-nos os documentos e algum dinheiro e nós tínhamos que nos apresentar num determinado local. Não conhecíamos nada nem ninguém e não sabíamos falar francês. Na estação francesa roubaram-me a mala. […] A vida de emigrante foi muito dura sem a família.”

Atualmente, Benjamim Saragoça, já reformado, mora com a sua esposa e vive o seu dia a dia de modo a desfrutar do seu lar e do bem-estar da família, entretendo-se a tratar das suas vinhas e dos seus campos.

Ler entrevista completa…

Meixedo