Escavações no Castro de Moldes : Castelo do Neiva – Viana do Castelo

Imóvel
Sítios e lugares
Sítios e Lugares

“O Castro de Moldes é um povoado fortificado que se estende pelo chamado Monte do Castelo, situando-se na margem direita do rio Neiva, próximo da foz, ao qual é sobranceiro. O seu ponto mais elevado encontra-se numa zona de ocupação medieval e apresenta uma cota de 125 metros. (…)”

“Este Castro, de vastas dimensões, segundo tudo leva a crer, forneceu, ao cabo das duas primeiras intervenções, apreciável número de dados que apontam para uma longa ocupação: pré-romana, romana e medieval.(…)”

Pode-se observar, no Sector C, “um espaço residencial, com curiosas soluções arquitectónicas, face às características topográficas do terreno.” Pelo número de estruturas, na área escavada, perece ter havido uma forte densidade populacional. “Nenhuma das casas evidenciou qualquer abertura (portas ou postigos).” Existem, também, “um elevado número de mós, bem como uma apreciável quantidade de seixos rolados, com e sem truncatura.” Com as fíbulas  e os dois arranques de asa de ânfora Haltern 70, pode-se situar as descobertas entre o século I a.C. e o século I d.C.

Artigo do Tomo VIII dos Cadernos Vianenses, 1984, escrito por Eduardo Jorge Lopes da Silva e José Augusto T. Maia Marques.

Os Cadernos Vianenses são uma edição da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com publicação periódica desde Outubro de 1978. Estas publicações assumem-se como uma fonte de memórias e repositório do património de Viana do Castelo, agregando textos, artigos, testemunhos, opiniões e ideias de diversos autores, abordando um variado leque de temas.

Consulte aqui o artigo completo.

Viana do Castelo

Eduardo Jorge Lopes da Silva e José Augusto T. Maia Marques