Gil Eannes. O anjo do mar

Imaterial
Património Cultural
Saberes e Ofícios Tradicionais

Em Viana do Castelo, temos o privilégio de acolher, na nossa antiga doca comercial, um navio que representa uma parte importante da história da nossa cidade e até do nosso país.

O Navio Gil Eannes apresenta-se como uma imagem de marca da cidade e como um museu que cativa cada vez mais visitantes. Construído nos antigos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 1955, teve como missão apoiar a frota bacalhoeira nos mares da Terra Nova e Gronelândia. Embora a sua principal função fosse prestar assistência hospitalar a pescadores e tripulantes, o Gil Eannes foi navio capitania, navio correio, navio rebocador e quebra-gelos, garantindo abastecimento de mantimentos, redes, isco e combustível aos navios da pesca do bacalhau.

Em 1998, veio para Viana do Castelo para se tornar memória viva do passado marítimo e da construção naval da cidade e do país, assumindo funções museológicas. No Gil Eannes está também instalado o Centro de Mar, que inclui um Centro Interpretativo Ambiental, um percurso museológico e interpretativo sobre a cultura marítima de Viana do Castelo, o Centro de Documentação Marítima, bem como equipamentos multimédia, exposições e miniauditório, entre outras valências.

ID

11206

Código de referência

0736/22

Local

Viana do Castelo

Autor

João David Batel Marques

Editor

Fundação Gil Eannes

Tema

Património marítimo

Data

set/19

Idioma

Português, inglês

Suporte

Livro

Localização

Centro de Documentação do Mar

ISBN/ISSN

978-989-99869-7-8

Localização

41.690091 N, -8.830261 W