Nomes de família e Alcunhas com história

Imaterial
Património Cultural

NOMES DE FAMÍLIA/ALCUNHA  –  DE TERRAS DE ARGA E LIMA

« Além do nome formal ou oficial dado pelos pais, e excluindo os pseudónimos criados pelo próprio indivíduo, as alcunhas, nomes informais com função distintiva de identificação social, são outra forma de nomeação atribuída por outros, a que a pessoa pode estar sujeita ao longo da vida. Destes dois sistemas paralelos de denominação antroponímica, muitas vezes, na vida social quotidiana, os nomes de registo dos indivíduos não são conhecidos nem usados, sobretudo nas localidades rurais, porque as alcunhas têm mais vivacidade, expressando a realidade histórica, geográfica, socioeconómica e cultural. Daí a sua importância como meio de conhecer a sociedade tradicional ou popular: os seus valores, maneira de viver, ocupações, usos, crenças, costumes e tradições. A alcunha enquanto instrumento de referenciação tem um importante papel na interação comunitária, facilitando a comunicação. Como elemento qualificativo ou caracterizador surge a partir de uma característica que se destaca, permitindo distinguir uma pessoa (mas também, um animal, objeto ou lugar) de forma rápida, fácil e inequívoca, na comunidade. Trata-se de nomes próprios delexicais, ou seja, palavras do vocabulário comum utilizadas como nomes de pessoas, com uma função descritiva, que qualifica e identifica um indivíduo socialmente. Segundo o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, o nome alcunha provém do árabe al-kunya (‘sobrenome’ ou ‘cognome’), termo antigo que se acrescentava ao nome próprio, sendo uma denominação que se usa em substituição do nome próprio de alguém ou em acréscimo a este. (…)  esta exprime um caráter mais duradouro, podendo vir a ser apelido. A alcunha passa a apelido quando é usada como nome identificador de todos os elementos de uma família porque a comunidade conhece os indivíduos pelos seus atributos, desconhecendo os nomes oficiais.

Nunes, Naidea Nunes, 2016, “Alcunhas (‘Apelidos’)”, Dicionário Enciclopédico da Madeira, Aprender Madeira. Disponível em http://aprenderamadeira.net/alcunhas/

Malhão

ID

Terras de Arga e Lima