O Trajo Popular nas Artes Gráficas

Histórias de vida e Pessoas
Imaterial
Património Cultural
Saberes e Ofícios Tradicionais
Tradições festivas
Tradições festivas

“Entre as muitas riquezas que Portugal possui nas áreas da Etnografia e do Folclore, está sem dúvida o trajo popular, especialmente o trajo feminino. É na mancha geográfica formada pelas Beiras, Douro, Trás-os-Montes e Minho que o número e variedade dos trajos atingem volume significativo, situando-se no Alto Minho os exemplares de maior beleza e de mais aliciante colorido. (…)”

“Das variadas rubricas que constituem os estudos do Folclore é sem dúvida o Trajo uma das que maior interesse despertou entre os estudiosos; no meio do grande público; e, curiosamente, no seio das elites europeias dos séculos XVI a XIX. Mas talvez pouco se tenha pensado que se deve às artes gráficas não só a sua divulgação como também a contribuição notável para o seu estudo ao longo dos tempos. (…)”

Artigo do Tomo VIII dos Cadernos Vianenses, 1984, escrito por Manuel Chaves e Castro.

Os Cadernos Vianenses são uma edição da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com publicação periódica desde Outubro de 1978. Estas publicações assumem-se como uma fonte de memórias e repositório do património de Viana do Castelo, agregando textos, artigos, testemunhos, opiniões e ideias de diversos autores, abordando um variado leque de temas.

Consulte aqui o artigo completo.

 

ID

6923

Local

Viana do Castelo

Autor

Manuel Chaves e Castro

Editor

Câmara Municipal de Viana do Castelo

Género

Periódico

Fonte

Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

Data

1984

Suporte

livro, digital

Localização

Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

Localização

41.69277, -8.82873

Documentação Util

T8A8