Relatório das Escavações do Crasto do Peso (Santa Leocádia de Geraz do Lima) – Viana do Castelo

Imaterial
Saberes e Ofícios Tradicionais
Sítios e Lugares

“O interesse pelo castro do Peso data, pelo menos, de 1979, altura em que as obras aí realizadas para a plantação de um pinhal puseram a descoberto uma série de cerâmicas que, pelas suas características, despertaram o interesse dos arqueólogos que, nos últimos anos, têm trabalhado na bacia do Lima. Foi a partir desses materiais que Teresa Soeiro elaborou a notícia preliminar e que nós nos propusemos alargar, um pouco mais, os conhecimentos sobre este povoado. (…)”

A zona do Peso é composta por três cabeços de pequenas dimensões, geograficamente próximos, com sinais de ocupação.

A escavação teve inicio a 15 de Setembro e perdurou até 30 do mesmo mês. Teve como participantes “para além da equipa de arqueólogos, alguns alunos da FLUP e estudantes da região, integrados num campo de trabalho do FAOJ de Viana do Castelo.”

Artigo do Tomo IX dos Cadernos Vianenses, 1985, escrito por Carlos A. Brochado de Almeida, Alberto Antunes de Abreu, António José Baptista, J. Cunha Viana.

Os Cadernos Vianenses são uma edição da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com publicação periódica desde Outubro de 1978. Estas publicações assumem-se como uma fonte de memórias e repositório do património de Viana do Castelo, agregando textos, artigos, testemunhos, opiniões e ideias de diversos autores, abordando um variado leque de temas.

Consulte aqui o artigo completo.

 

ID

6947

Local

Viana do Castelo

Autor

Carlos A. Brochado de Almeida, Alberto Antunes de Abreu, António José Baptista, J. Cunha Viana

Editor

Câmara Municipal de Viana do Castelo

Género

Periódico

Fonte

Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

Data

1985

Suporte

livro, digital

Localização

Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

Localização

41.69361, -8.65506

Documentação Util

T9A13