Inscrições gravadas na pedra em terras de Arga e Lima

Sítios e Lugares

Em todas as freguesias pertencentes ao território que constitui o Agrupamento de Escolas de Arga e Lima encontramos pedras com inscrições gravadas. As referidas inscrições, muitas vezes em latim, são de diferentes tipologias :

1. Inscrições votivas, dedicatórias ou sacras que se oferecem e dedicam à Divindade ou aos Santos.
  2. Jurídicaslegais ou decretos.
  3. Públicas ou monumentais que se gravam em construções de caráter público e oficial, por exemplo, edifícios, arcos , pontes, pedras,  expressando o seu objeto.
  4. Históricas que geralmente são comemorativas de um feito importante
  5. Honoríficas ou dedicadas a honrar a memória de uma personagem distinguido.
  6. Funerárias ou sepulcrais que se referem à morte de alguma pessoa.
  7. Mistas ou comuns, de uso vulgar, tesselas, vasilhas, moedas, et

Estas inscrições perpetuam no tempo topónimos, antropónimos, usos, crenças…

Para ver algumas das inscrições registadas e perpetuadas em suporte fotográfico, basta clicar no link abaixo.

Biblioteca Escolar de Arga e Lima, pessoas da comunidade, alunos, professores, pessoal não docente, encarregados de educação

Território