Geodiversidade
Monumentos naturais constituídos por formações físicas e biológicas
Património Natural
Sítios e Lugares

O Monumento Natural Local do Cemitério de Praias Antigas do Alcantilado de Montedor possui aproximadamente 55ha, delimitado a norte pelo Forte do Paçô e a sul pela Praia da Câmboa do Marinheiro. Os valores geológicos identificados na área permitem compreender com elevado detalhe vários aspetos relacionados com a evolução geológica, paleoambiental e cultural da região nos últimos 400 mil anos [1].

Este geossítio é o mais diversificado em termos de interesses geomorfológicos preservados, nomeadamente, o residual, o tectónico e o litoral. As geoformas residuais preservadas abundam sob a forma de blocos graníticos, pias, tafoni, alvéolos de contacto e pavimentos graníticos ondulados. A herança estrutural do ciclo varisco está patente no carreamento entre a Formações de Valongo, Formação de Santa Justa e o Plutonito da Bouça de Frade, e em aspetos de tectónica mais recente que fornecem pistas sobre a evolução estrutural do Relevo Marginal [1, e 2]. No Monumento Natural Local do Alcantilado de Montedor encontramos o registo mais completo de níveis de praia antigos, no concelho de Viana do Castelo. É possível observar 6 plataformas costeiras e geoformas de detalhe associadas, como sapas, marmitas e alvéolos de P. lividus, que comprovam a génese em ambiente de praia. Atualmente as plataformas localizam-se a cotas de 18m (Plataforma I – 403 a 324 mil anos), 13 metros (Plataforma II – 234 a 237 mil anos), 7,3 a 9,3 metros (Plataforma III – 237 a 213 e 213 a 124 mil anos), 4,5 a 5,5 metros (Plataforma IV – 124 a 121 mil anos), 2 a 2,3 metros (Plataforma V – 121 mil anos) e a baixo dos 1,8 metros (Plataforma VI – atualidade) [3].

No Geossítio identificam-se outros interesses como o fluvial através da preservação das Areias de Sto. Isidoro (61±4 mil anos), o eólico pela preservação das Areias da Ronca de Montedor (70 mil anos) e Areias e Siltes de S. Domingos (53 a 64 mil anos), o periglaciário pela preservação das Areias de Siltes de S. Domingos (53 a 64 mil anos), Siltes da Cambôa do Marinheiro (13 a 20 mil anos) e Conglomerados e Areias de Rego de Fontes (±13 mil anos) [3].

Culturalmente o Monumento Natural do Alcantilado de Montedor possui pias salineiras e insculturações de idade pré-romana e as ruínas da Cambôa do Marinheiro e da Cambôa do Morgado [4 e 5].

Referências Bibliográficas:
[1] – Carvalhido (2014). Processo de classificação dos 5 Monumentos Naturais Locais de Viana do Castelo. Memória Descritiva. Câmara Municipal de Viana do Castelo.
[2] – Pamplona, J.; Gutiérrez-Alonso, G. & Ribeiro, A. (2006). Sperposition of shear zones during orogenic development: an exemple from the NW Variscan Belt (Viana do Castelo, NW Portugal). Journal Structural Geology, 28, pp. 1327-1337.
[3] – Carvalhido, R. Pereira, D. & Brilha, J.; (2012). Avanços no conhecimento sobre a evolução paleoambiental quaternária do litoral norte de Portugal. Cadernos Vianenses, Tomo 46.
[4] – Costa, M.; Machado, J.; Lopes, H. & Almeida, T. (2012). Pias Salineiras da Praia do Canto Marinho: Inventário Arqueológico. Cadernos Vianenses, Tomo 46, p. 95 – 111.
[5] – Magalhães, I. & Baptista, J. (2006). Pesqueiras do mar: as cambôas de Carreço. In Ardentia n.3 p. 55; Federacion Galega pela Cultura Marítima e Fluvial, Pontevedra.

Geoparque Litoral de Viana do Castelo

02/2019