Monumento Natural Local dos Pavimentos Graníticos da Gatenha

Geodiversidade
Monumentos naturais constituídos por formações físicas e biológicas
Património Natural

O Monumento Natural Local dos Pavimentos Graníticos da Gatenha possui uma área de aproximadamente 27ha correspondente a um troço costeiro com aproximadamente 500m, desenvolvido entre a zona infralitoral e as veigas que limitam as praias de Afife, a oriente [1 e 2]. Os granitos e filões pegmatíticos que hoje se observam no geossítio formaram-se a profundidades na ordem dos 5 a 7 quilómetros de profundidade e testemunham as variações estruturais e climáticas que ocorreram a partir da fase final do período Carbonífero (há cerca de 313 milhões de anos).

Atualmente é possível observar no geossítio estruturas relacionadas com os processos de evolução dos pavimentos granitos como o caos de blocos, formação de blocos em bola e escamação em forma de “casca de cebola”. No local surgem também intrusões pegmatíticas com especial interesse petrológico e mineralógico, nomeadamente uma variedade de espodumena com intensidade de cor verde rara [3], que pode ser usada, por exemplo, em joelharia. O lítio que tem ganho enfase como elemento relevante no fabrico de baterias, é um dos principais constituintes da espodumena, que nas intrusões pegmatíticas surge associada ao quartzo, albite, lepidolite, berilo e turmalina [3].

Este é o único local a norte do rio lima, no Município de Viana do Castelo, onde é possível observar a unidade litostratigráfica Conglomerados e Areias do Forte do Cão que representa uma praia eemiana com cerca de 124 mil anos [1 e 2]. A área preserva também importantes pavimentos antrópicos de idade pré-romana.

 

Referências Bibliográficas:
[1] – Carvalhido (2012). O Litoral Norte de Portugal (Minho-Neiva): evolução paleoambiental quaternária e proposta de conservação do património geomorfológico. Tese de Doutoramento, Universidade do Minho, 560 p.
[2] – Carvalhido (2016). Memória descritiva sobre os interesses geológicos conservados nos geossítios propostos para classificação. Câmara Municipal de Viana do Castelo.
[3] – Lima, M. F. (2006). Caracterização e estratégias de valorização sustentável de ocorrências geológicas com importância patrimonial. Tese de Doutoramento, Universidade do Minho.

 

ID

907

Autor

Geoparque Litoral de Viana do Castelo

País

Portugal

Data

02/2019

Localização

41.796950, -8.872776

Conteúdos associados