Recriação do quotidiano no tempo do minério em terras de Arga e Lima

Saberes e Ofícios Tradicionais

A atividade mineira existente em terras de Arga e Lima no passado é uma evidência. Recriar o tempo do minério, como popularmente se  designa o tempo em que as pessoas se dedicavam à extração de estanho e volfrâmio é um desafio para uma escola e para a sua Biblioteca Escolar a quem competiu a pesquisa em textos e em fontes orais.

Do trabalho conjunto  dos diferentes Departamentos e  da Biblioteca Escolar , foi possível recriar alguns quadros de época. A Época escolhida englobou os anos 30 a 50 do século XX.  Atividades do quotidiano das gentes de Arga e Lima ( sacha do milho, moagem, ida ao posto do leite, trabalho nas minas, fabrico de telha, ocupação de tempos livres com danças, cantares , rendas e bordados, superstições , ida ao lavadouro , ida às romarias, casamento, ida à «venda», leitura do correio  … foi o que se procurou recriar o mais fielmente possível neste evento.

Para ver mais imagens

Agrupamento de Escolas de Arga e Lima