Espaços naturais de Viana do Castelo – ETNOBOTÂNICA

Biodiversidade
Património Natural

Os espaços florestais em Portugal representam cerca de dois terços do território nacional. No concelho de Viana do Castelo cerca de 58,9% da área é ocupada por espaços florestais. Todas as freguesias do concelho contêm floresta e em 18 delas a ocupação florestal corresponde a mais de metade da sua área total.
Considerando a divisão do concelho estabelecida pelo rio Lima, as principais áreas florestais, a Norte, distribuem-se numa faixa litoral compreendida entre Darque e Castelo do Neiva e numa faixa mais montanhosa de orientação Este-Oeste, a confrontar a Este com o concelho de Ponte de Lima, através das serras de Gerês e da Padela, prolongando-se para Oeste até ao monte da Junca, em Vila Fria. Existem, ainda, espaços florestais ao longo do vale do rio Lima nas quais predomina uma ocupação de espécies folhosas e vegetação ripícola.
A floresta é fonte de riqueza ambiental, económica e social para o Homem, não só pela sua diversidade de funções, mas também pelos serviços e bens que proporciona. A função ecológica das florestas passa pela renovação do oxigénio atmosférico, proteção de campos e solos, regularização dos regimes hídricos, valorização da paisagem, oferta de espaços de lazer e recreio, sendo, igualmente, recursos naturais renováveis e espaços de elevada riqueza biológica. algumas áreas florestais do concelho, pela sua importância e diversidade dos seus valores ambientais, encontram-se incluídas no Sítio Rio Lima e sítio Serra d’Arga da Rede Natura 2000.

ID

10695

Código de referência

0693/22

Local

Viana do Castelo

Autor

Rafael Marques, Diego Alves, Rosa Pinho

Editor

Câmara Municipal de Viana do Castelo

Tema

Biodiversidade

Data

2020

Idioma

Português

Suporte

catálogo

Localização

Centro de Documentação do Mar

ISBN/ISSN

978-975-588-297-9

Localização

41.690091 N, -8.830261 W