“O entusiasmo pela aviação eclodiu precocemente em Viana. Precocemente e tiranicamente. Levou logo prosélitos e sacrifícios pecuniários importantes, para maior glória das asas metálicas do futuro (…) com asas de tela, ainda!” Dois pioneiros entusiastas foram o capitão Manuel Luís dos Santos e o Salvato Feijó. Para concretizarem o sonho “aliciaram Sanches de Castro, propondo-lhe nada menos que isto: financiar-lhe um estágio em França e lições, ali, numa escola de pilotagem! (…)”
Em 1912, Sanches de Castro partiu e quando regressou trouxe consigo um pequeno avião chamado “Antoinette”. Construiu um incipiente campo de aviação no mouchão da Póvoa de Santa Iría e realizou os seus primeiros voos. Também, “concretizou ainda, ali, uma primeira escola preparatória de pilotos. (…)”
Artigo do Tomo III dos Cadernos Vianenses, 1979, escrito por M.E. Vasconcelos.
Os Cadernos Vianenses são uma edição da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com publicação periódica desde Outubro de 1978. Estas publicações assumem-se como uma fonte de memórias e repositório do património de Viana do Castelo, agregando textos, artigos, testemunhos, opiniões e ideias de diversos autores, abordando um variado leque de temas.
Consulte aqui o artigo completo.