A Coleção de azulejos do Museu Municipal de Viana do Castelo

Objetos
Património Cultural
Saberes e Ofícios Tradicionais
Sítios e Lugares

“Os monges beneditinos terão sido os primeiros, na Europa, a adoptar a cerâmica vidrada, em vez das composições feitas com pedras de várias cores, na pavimentação de capelas e de outros compartimentos – trazendo o “opus alexandrinum” de Constantinopla para a Itália, na primeira metade do séc. XI. (…)”

“A partir do séc. XII divulga-se gradualmente a técnica de esmaltagem da cerâmica que, iniciada na China, chegou até nós pela via do Médio Oriente e do norte de África. (…)”

“Os azulejos propriamente ditos, isto é, os ladrilhos de cerâmica com revestimento esmaltado, remontam aos finais do séc. XIII, e começaram a produzir-se na parte sul da Península Ibérica, então sob o domínio muçulmano. (…)”

Artigo do Tomo 21 dos Cadernos Vianenses, 1996, escrito por António Matos Reis.

Os Cadernos Vianenses são uma edição da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com publicação periódica desde outubro de 1978. Estas publicações assumem-se como uma fonte de memórias e repositório do património de Viana do Castelo, agregando textos, artigos, testemunhos, opiniões e ideias de diversos autores, abordando um variado leque de temas.

Consulte aqui o artigo completo.

ID

7050

Local

Viana do Castelo

Autor

António Matos Reis

Editor

Câmara Municipal de Viana do Castelo

Género

Periódico

Fonte

Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

Data

1996

Suporte

livro, digital

Localização

Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

Localização

41.69175, -8.83332

Documentação Util

T21A13