Aurora Gonçalves Gomes de Araújo, vida a cuidar da família

“Chamo-me Aurora Gonçalves Gomes de Araújo. Nasci em Abrigueiro, Meixedo, Viana do Castelo, a 6 de setembro de 1928. O meu pai chamava-se António Gomes Sousa, mas era tratado por “ti Antone”, a minha mãe chamava-se Aurora Gonçalves de Araújo.”

Dona Aurora recorda os momentos mais marcantes em família, enquanto jovem: “Lembro-me bem das matanças dos porcos que era quando nos juntávamos com mais família e quando havia em casa outras crianças, [..] do Natal porque íamos sempre no fim da ceia para casa de uns vizinhos que também eram primos e jogávamos ao rapa e aos pinhões e bebíamos vinho quente com açúcar aquecido num cântaro de barro colocado à beira da fogueira. Na Páscoa vinha o compasso a casa e havia sempre ranchos de pessoas que andavam atrás do compasso e vinham beijar a cruz. Finalmente lembro-me da noite de Passagem de ano porque era o dia em que a minha mãe fazia anos. Fazia-se sempre um bolo do borralho e havia sempre ‘xixa’ e chouriça com fartura, coisa que nos outros dias não era assim.”

Casou em 17 de dezembro de 1955 na igreja de Meixedo, vestida com um fato cor de rosa e um véu até aos pés, levou um raminho pequenino de flores brancas que se deixou no altar de nossa senhora como sinal de pureza.

Dedicou-se a diversos trabalhos, desde criança, para garantir o sustento da família: “Trabalhei ao jornal numa quinta na agricultura, costurei para fora na casa das pessoas e trabalhei no minério na extração do estanho. Como costureira ia para casa de algumas famílias mais abastadas e cuidava de arranjar roupa e de fazer roupa nova. […] O Trabalho no minério foi mais duro. Eu levava um carro de vacas e ia carregar a terra que outras pessoas cavavam nas minas. Depois levava essa terra no carro até às lavarias onde havia uma caleira de tábua e onde era despejada a terra. Como eu transportava a terra sozinha, nas descidas tinha que antepor e vir para trás do carro travar para não embalar.”

Atualmente ocupa o tempo a trabalhar no campo, a tratar dos animais, a cozinhar e a tratar da casa.

Ler a entrevista completa…

Meixedo

Catarina Castro

Agrupamento de Escolas de Arga e Lima