O Livro da Pedra, Monumentos Naturais Locais de Viana do Castelo

Biodiversidade
Geodiversidade
Monumentos naturais constituídos por formações físicas e biológicas
Património Natural

O Livro da Pedra começa por apresentar, sumariamente, os pressupostos e princípios que estiveram na base do processo de inventariação e avaliação da geodiversidade do concelho de Viana do Castelo, e que permitiram apurar a grande variedade de interesses geológicos conservados nomeadamente, o residual, o tectónico, o litoral, o fluvial, o eólico, o periglaciário, o paleontológico, o mineralógico, o ecológico e o geocultural. Estes interesses enquadram-se em 4 grandes temas: – O oceano primitivo | As montanhas litorais – instalação e evolução | Os ambientes do passado recente | O Homem no espaço geológico – que foram assinalados, por ordem de relevância, em cada monumento natural apresentado.

Os 320 km2 deste território enquadram-se em 2 grandes unidades territoriais, que correspondem a setores e subsetores com características geomorfológicas bem definidas: Setor 1 – plataforma litoral (1A – costa e 2B – planície aluvial) e Setor 2 – relevo marginal (2A – vertentes e 2B – superfícies culminantes). Para melhor compreender a forma como os vários temas e interesses se articulam em cada monumento natural, é apresentado um friso cronológico com referência à localização, à escala de observação e à altitude dos elementos conservados.

Esta obra dedica-se exclusivamente aos Monumentos Naturais conservados no Setor 1 e cujo interesse científico é explorado em catálogo ilustrado, e comentado. Estas 5 áreas constituem, juntamente com os restantes 8 monumentos naturais classificados em 2018 (Setor 1 e Setor 2) no território, o património geológico do Geoparque Litoral Viana do Castelo – geoparque aspirante à rede mundial da UNESCO.

Consultar Livro da Pedra…

Ricardo J. Carvalhido

Câmara Municipal de Viana do Castelo