Os espaços florestais em Portugal representam cerca de dois terços do território nacional. No concelho de Viana do Castelo cerca de 58,9% da área é ocupada por espaços florestais. Todas as freguesias do concelho contêm floresta e em 18 delas a ocupação florestal corresponde a mais de metade da sua área total.
Considerando a divisão do concelho estabelecida pelo rio Lima, as principais áreas florestais, a Norte, distribuem-se numa faixa litoral compreendida entre Darque e Castelo do Neiva e numa faixa mais montanhosa de orientação Este-Oeste, a confrontar a Este com o concelho de Ponte de Lima, através das serras de Gerês e da Padela, prolongando-se para Oeste até ao monte da Junca, em Vila Fria. Existem, ainda, espaços florestais ao longo do vale do rio Lima nas quais predomina uma ocupação de espécies folhosas e vegetação ripícola.
A floresta é fonte de riqueza ambiental, económica e social para o Homem, não só pela sua diversidade de funções, mas também pelos serviços e bens que proporciona. A função ecológica das florestas passa pela renovação do oxigénio atmosférico, proteção de campos e solos, regularização dos regimes hídricos, valorização da paisagem, oferta de espaços de lazer e recreio, sendo, igualmente, recursos naturais renováveis e espaços de elevada riqueza biológica. algumas áreas florestais do concelho, pela sua importância e diversidade dos seus valores ambientais, encontram-se incluídas no Sítio Rio Lima e sítio Serra d’Arga da Rede Natura 2000.
10695
0693/22
Viana do Castelo
Rafael Marques, Diego Alves, Rosa Pinho
Câmara Municipal de Viana do Castelo
Biodiversidade
2020
Português
catálogo
Centro de Documentação do Mar
978-975-588-297-9
41.690091 N, -8.830261 W