A riqueza natural da foz do Rio Neiva encontra-se ameaçada. A pressão humana, as espécies invasoras que dominam a paisagem ou as alterações climáticas, são alguns dos fatores que contribuem para fragilizar e reduzir a biodiversidade local.
E, apesar de parecer um problema distante e longe do nosso dia-a-dia, um ecossistema natural vulnerável traduz-se numa economia mais frágil, afetando a produtividade dos sistemas agrícolas e florestais locais e até o nosso bem-estar, através da nossa relação social, cultural e afetiva com o território.
“Estórias de ambos os mados” surge, assim, como um projeto que pretende promover uma maior interação da comunidade local com as áreas protegidas na zona da foz do Rio Neiva, olhando para o seu património natural, cultural e social.
Partindo do Rio Neiva na zona da sua foz, como uma linha invisível que divide e une o Parque Natural Litoral Norte e o Geoparque Litoral, e dois municípios e cidades, Esposende e Viana do Castelo, ao longo de 4 meses, de setembro a dezembro de 2021, recolhemos estórias individuais e colectivas desafiando os participantes a contribuir para a construção de uma visão e narrativa comum deste território.
Mais do que uma possível solução ou resposta aos desafios existentes, este projeto pretendeu identificar e provocar novas perspetivas de olhar para além desta linha, para que em conjunto seja possível valorizar e proteger este território.
Este livro, a par de um documentário vídeo e de uma exposição fotográfica, documenta este processo, registando as motivações e preocupações de todos aqueles que abertamente se disponibilizaram a partilhar as suas vivências e estórias.
11318
0741/23
Viana do Castelo
Susana Barreto e Eliana Penedos-Santiago
Rio Neiva - Associação de Defesa do Ambiente, Município de Esposende e Município de Viana do Castelo
Etnografia
2021
Português
Livro
Centro de Documentação do Mar
41.690091 N, -8.830261 W