Estudo Hidrográfico do Estuário do Lima

Materiais educativos
Património Natural

O estuário do rio Lima é um dos maiores da costa noroeste portuguesa e tem a sua foz na cidade de Viana do Castelo. Realizaram-se poucos estudos sobre o estuário do Lima ao longo dos anos, havendo atualmente uma carência de dados atualizados.
A finalidade deste trabalho consiste em utilizar os dados recolhidos in situ por equipamentos CTD e correntómetro, para caraterizar o estuário quanto à sua estrutura vertical, longitudinal e transversal de temperatura da água e salinidade, e quanto à velocidade e direção de corrente.
Nesse âmbito, foram realizadas campanhas hidrográficas no estuário do Lima onde se obtiveram dados de salinidade, temperatura da água, profundidade e de velocidade e direção de corrente. As campanhas ocorreram, sazonalmente, entre Abril de 2019 e Janeiro de 2020. Foram selecionadas sete secções transversais ao leito principal, cada uma com 3 estações de amostragem: uma em cada margem e outra sensivelmente a meio do canal. Cada saída demorou em média duas horas e ocorreu na última hora da enchente e primeira da vazante sempre em regine de maré viva.
Os resultados revelam variabilidade sazonal e espacial da temperatura da água e da salinidade. Deste modo, os máximos de salinidade (36.54) são identificados no verão, em profundidade na zona da embocadura; e mínimos no inverno (3.49), à superfície na zona mais a montante da área em estudo. Tanto os máximos como os mínimos de temperatura da água (22.99 ⁰C e 10.22 ⁰C) são sempre observados à superfície, também no verão e inverno, respetivamente, e ambos na zona mais a montante da área em estudo. Os resultados de intensidade de corrente, revelam máximos na zona da embocadura com um valor médio anual de 0.32 m/s, e, temporalmente na primavera com uma média de 0.30 m/s entre todas as secções analisadas. Os mínimos de velocidade ocorrem na zona central do estuário onde se registam por vezes valores nulos, e no inverno onde a média foi cerca de 0.17 m/s inferior à registada na primavera.

Trabalho realizado por Diana Azevedo no âmbito do projeto da licenciatura em Meteorologia, Oceanografia e Geofísica realizado sob a orientação científica do Professor Doutor João Miguel Dias, do Departamento de Física da Universidade de Aveiro, e do Doutor Renato Mendes, investigador de pós-doutoramento do CIIMAR da Universidade do Porto e do CESAM da Universidade de Aveiro.

Ler o relatório completo…

ID

7114

Local

Aveiro

Autor

Diana Isabel Mendes Azevedo

Data

2020

Suporte

digital

Localização

41.691556, -8.821111

Documentação Util

Estudo Hidrográfico do Estuário do Lima