Gil Eannes – San Jones

Imaterial
Património Cultural
Saberes e Ofícios Tradicionais

A cidade de Viana do Castelo tem o privilégio de contar com a presença do navio hospital Gil Eannes, um museu flutuante que enche os vianenes de orgulho e que se assume como parte integrante da nossa história.
Sendo este um concelho de mar e terra de pescadores, o nosso Gil Eannes guarda em si afetos e memórias de muitos de nós.
“Gil Eannes – San Jones, da autoria de António Trabulo, médico no navio em 1970 e 1971, é uma publicação que nos dá a conhecer a vida real daqueles que pelo Gil Eannes passaram. A verdade é que não é possível falar do Gil Eannes sem falar de San Jones. Era este o nome que os portugueses davam a St. John’s, capital da província canadiana da Terra Nova e Labrador e cais onde o nosso navio mais acostava. É, por isso, com naturalidade, uma terra que ficou no coração e na memória dos nossos homens do mar, que percorriam “San Jones” a pé.
O enredo do livro inicia com o falecimento de Salazar e as diferentes reações das gentes do mar ao seu desaparecimento. A história traz-nos também o dia-a-dia e as emoções de cada um, entre alegrias e tristezas, sucessos e fracassos.

ID

11157

Código de referência

0734/22

Local

Viana do Castelo

Autor

António Trabulo

Editor

Fundação Gil Eannes

Tema

Ficção

Idioma

Português

Suporte

Livro

Localização

Centro de Documentação do Mar

ISBN/ISSN

978-989-99869-8-5

Localização

41.690091 N, -8.830261 W