Nesta terceira parte do inventário, o autor continua a referir mais alguns moinhos dos seu inventário. Alguns moinhos referidos são: “Moinho Novo” em Vigião/ Amonde, “(…) é o primeiro de um conjunto de seis que se podem encontrar no pequeno alvéolo que constitui o sítio de Vigião, em Amonde.”; “Moinho do Cuval” em Tourim/ Amonde, que se encontra junto ao Moinho Moinho Novo. “Trata-se de um moinho de rodízio fixo à péla que apresenta planta rectangular com paredes de alvenaria em xisto e telhado de uma água com beiral lajeado e coberto com telha de meia cana.” e o “Moinho do Orgal” em Vigião/ Amonde situado a seguir ao Moinho do Cuval. Trata-se de um pequeno moinho de xisto com um telhado de uma água.
Artigo do Tomo 43 dos Cadernos Vianenses, 2009, escrito por Carlos A. Brochado de Almeida, Mário Carlos Sousa Gonçalves.
Os Cadernos Vianenses são uma edição da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com publicação periódica desde outubro de 1978. Estas publicações assumem-se como uma fonte de memórias e repositório do património de Viana do Castelo, agregando textos, artigos, testemunhos, opiniões e ideias de diversos autores, abordando um variado leque de temas.
Consulte aqui o artigo completo.
7232
Viana do Castelo
Carlos A. Brochado de Almeida, Mário Carlos Sousa Gonçalves
Câmara Municipal de Viana do Castelo
Periódico
Biblioteca Municipal de Viana do Castelo
2009
livro, digital
Biblioteca Municipal de Viana do Castelo
41.79584, -8.77028