Nesta sétima parte do inventário dos moinhos de água e de vento, engenhos e lagares de azeite, o autor descreve alguns moinhos, azenhas, engenhos como: o “Moinho da Moleira 2” localizado no Paço/ Outeiro , “(…) próximo da margem direita do ribeiro de Mesieiro e apresenta planta rectangular constituída por paredes que foram erguidas com blocos de granito de razoáveis dimensões e peso”; “Azenha da Pinheira” também em Paço/ Outeiro, “trata-se de uma construção rústica e popular formada por quatro paredes de alvenaria granítica que dão corpo a uma planta rectangular de dois pisos; “Engenho do Branco” localizado em Além Rio/ Outeiro, que se encontra “dentro de uma propriedade privada que confina com margem esquerda do rio de Carvalheiras, encontram-se vestígios que se relacionam directamente com a existência de um antigo moinho e engenho de serrar madeira.” A sua planta é rectangular, possuindo 3 paredes em granito e um telhado de duas águas.
Artigo do Tomo 47 dos Cadernos Vianenses, 2013, escrito por Carlos A. Brochado de Almeida, Mário Carlos Sousa Gonçalves.
Os Cadernos Vianenses são uma edição da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com publicação periódica desde outubro de 1978. Estas publicações assumem-se como uma fonte de memórias e repositório do património de Viana do Castelo, agregando textos, artigos, testemunhos, opiniões e ideias de diversos autores, abordando um variado leque de temas.
Consulte o artigo completo aqui.
7898
Viana do Castelo
Carlos A. Brochado de Almeida, Mário Carlos Sousa Gonçalves
Câmara Municipal de Viana do Castelo
Periódico
Biblioteca Municipal de Viana do Castelo
2013
livro, digital
Biblioteca Municipal de Viana do Castelo
41.7236, -8.78687