“Este pequeno apontamento sobre a história local de Afife, procura dentro das possibilidades, contribuir para um melhor conhecimento da importância do Mosteiro de S. João de Cabanas e dos moinhos de água de Afife, particularmente o moinho da Devesa. (…)”
Posteriormente, o Convento adotou o nome “Cabanas”, pois, “os frades teriam vivido inicialmente em grutas ou covas e posteriormente em cabanas, espalhadas pela serra circunvizinha, que das mesmas tomou o nome.”
“O moinho da Devesa está situado na margem direita do rio de Afife, no interior da Quinta de cabanas do Mosteiro de S. João de Cabanas. É um dos 28 moinhos de água com rodízio do rio de Afife e tal como a maior parte dos restantes está completamente degredado em vias de se perder para sempre. (…)”
Artigo do Tomo XIII dos Cadernos Vianenses, 1989, escrito por Horácio Faria.
Os Cadernos Vianenses são uma edição da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com publicação periódica desde Outubro de 1978. Estas publicações assumem-se como uma fonte de memórias e repositório do património de Viana do Castelo, agregando textos, artigos, testemunhos, opiniões e ideias de diversos autores, abordando um variado leque de temas.
Consulte aqui o artigo completo.