Promessas e padroeiros

Tradições festivas

São de variado teor as promessas que ao longo dos tempos o povo de Arga e Lima faz aos seus  santos devotos, mas também são muito diversas as ofertas feitas em troca de uma graça, de uma cura ou de uma outra razão.

• Promessas a Santo António:

Na freguesia de Meixedo, Sto António é o padroeiro dos animais e , sempre que um animal adoecia  era feita a promessa de ofertar ao santo chouriços , orelheiras, queixadas , unhas …  Os bens recolhidos destas promessas eram vendidos no adro da igreja num leilão. Arrematava o produto quem desse mais dinheiro por ele.O dinheiro era para a confraria. Ainda hoje , apesar dos animais serem em menor número, existem algumas ofertas ao santo.

• Promessas a S. João de Arga

O S. João de Arga tem muitos devotos devido à fama de curar de males ruins ( cancro) e de tirar os cravos e berrugas. Para os cravos as pessoas ofereciam molhadas de cravos . Após a oferta , diz o povo, que passam poucos dias até que todos os cravos das mãos e de outros locais desapareçam totalmente. Outra forma de agradecer ao santo algumas curas são as voltas ao redor da igreja de pé ou de joelhos. Também havia a oferta de sal,  ex-votos

Reza a história que após subirem o monte, os peregrinos e visitantes davam 3 voltas à capela, entregando depois duas esmolas, uma ao santo (São João Baptista) e outra ao diabo, uma tradição que muitos romeiros ainda mantém.

• Promessas ao Sto Amaro

Ao santo Amaro,   que cura maleitas das pernas, de ossos e, em geral de doenças reumáticas, são oferecidos ex-votos em cera, correspondentes à parte do corpo onde a maleita existia ( pernas, braços, cabeças, …).

Terras de Arga e Lima

Biblioteca escolar ; alunos do Agrupamento

Biblioteca Escolar

Produtor