Rio Lima – Origem; Encómio; Riqueza Piscícola, seu valor económico e Turístico

Biodiversidade
Habitat de espécies animais e vegetais ameaçadas
Material
Património Cultural
Património Natural
Sítios e lugares

“O rio Lima nasce na lagoa de Antela, Serra de S. Mamede, província de Orense, Espanha.” Tem um percurso de cerca de 130 quilómetros, sendo que 58 percorre por Portugal. No passado, o rio Lima foi rico em espécies piscícolas, sendo uma atração para o estabelecimento  de povos na região. De Viana da Foz do Lima “saiu, com os primeiros produtos da região exportados para os países do norte da Europa, peixe em salmoura. Sinal de riqueza, abundância e boa qualidade de pescado.” Há 60 anos atrás, na foz do ribeiro de Santa Marta, realizou-se uma redada de mais de 80 salmões. (…)”

“Este rio poderia ser um “el dorado” da pesca desportiva, pois, felizmente, ainda é dos poucos onde a poluição das águas é diminuta. As poucas trutas (salmo fario e salmo trutta) e os poucos salmões existentes poderiam multiplicar-se se lhes fossem dispensadas atenções adequadas. (…)”

Artigo do Tomo I “Rio Lima” dos Cadernos Vianenses, 1978, escrito por Aristides Brás Arroteia.

Os Cadernos Vianenses são uma edição da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com publicação periódica desde Outubro de 1978. Estas publicações assumem-se como uma fonte de memórias e repositório do património de Viana do Castelo, agregando textos, artigos, testemunhos, opiniões e ideias de diversos autores, abordando um variado leque de temas.

Consulte aqui o artigo completo.

ID

6842

Local

Viana do Castelo

Autor

Aristides Brás Arroteia

Editor

Câmara Municipal de Viana do Castelo

Género

Periódico

Fonte

Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

Data

1978

Suporte

livro, digital

Localização

Biblioteca Municipal de Viana do Castelo

Localização

41.69278, -8.81701

Documentação Util

T1A11