“Os tubarões são espécies subutilizadas mas não necessariamente subexploradas. O valor nutritivo da carne dos tubarões é semelhante ao dos outros peixes ósseos, e apresentam uma carne branca e com baixo teor em lípidos. A resistência ao consumo da carne destes animais parece estar relacionada com o odor a amoníaco da sua carne, factor este importante na indústria de filetagem quando se pretende manter o produto armazenado em refrigerado ou congelado. A redução do valor inicial de azoto não proteico parece conduzir a uma diminuição da formação de amónia. (…)”
“A indústria de transformação nacional deveria ter em conta que as motivações e os paladares dos consumidores mudam e as rejeições culturais podem ser ultrapassadas com uma estratégia de marketing apropriada principalmente nos dias de hoje onde “preservação de recursos”, “qualidade ambiental” e “alimentação saudável” são conceitos atraentes e exigidos pelos consumidores mais atentos. (…)”
Os Cadernos Vianenses são uma edição da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com publicação periódica desde outubro de 1978. Estas publicações assumem-se como uma fonte de memórias e repositório do património de Viana do Castelo, agregando textos, artigos, testemunhos, opiniões e ideias de diversos autores, abordando um variado leque de temas.
Artigo do Tomo 21 dos Cadernos Vianenses, 1996, Escrito por Manuela Vaz Velho.
Consulte aqui o artigo completo.