Icnofósseis de Paracentrotus lividus – Marcas de ouriço-do-mar

Fósseis
Icnofósseis
Património Paleontológico

Paracentrotus lividus é uma espécie de ouriço-do-mar distribuído nos fundos rochosos das costas do Mediterrâneo e do leste do Oceano Atlântico (Lamarck, 1816), sendo típico na costa de Viana do Castelo. São organismos aquáticos marinhos presentes na zona infralitoral (zona abaixo do limite inferior da maré) não conseguindo sobreviver muito tempo fora de água. Estão geralmente situados entre a linha mais baixa da maré e a cota de -3 metros assim como em poças de maré.
Os alvéolos de P. lividus são marcas deixadas nas rochas pelos ouriços-do-mar, que, ao se fixarem na rocha acabam por funcionar como agente de erosão desgastando-a e formando cavidades na mesma.
Estas características tornam o ouriço-do-mar um excelente indicador do nível mais baixo da maré, seja da atualidade com a presença de ouriços-do-mar vivos, seja de níveis mais baixos de maré em tempo mais remotos com a presença dos alvéolos.
Ao longo da costa de Viana do Castelo e nos vários Monumentos Naturais Locais, são visíveis vários grupos de icnofósseis de P. lividus com cerca de 124 000 anos indicando que o mar estaria 5 metros acima do nível atual (O Livro da Pedra, Monumentos Naturais Locais de Viana do Castelo).

Enquadramento Geográfico

Praia de Canto Marinho, Viana do Castelo

Data

16/03/2018

Idade

~124000 anos

Quantidade de Laminas delgadas

3

Quantidade de Esquírolas

3

Quantidade de Amostras de mão

3

Coordenadas Geográficas

41.732344, -8.872130

Conteúdos associados