São de variado teor as promessas que ao longo dos tempos o povo de Arga e Lima faz aos seus santos devotos, mas também são muito diversas as ofertas feitas em troca de uma graça, de uma cura ou de uma outra razão.
Na freguesia de Meixedo, Sto António é o padroeiro dos animais e , sempre que um animal adoecia era feita a promessa de ofertar ao santo chouriços , orelheiras, queixadas , unhas … Os bens recolhidos destas promessas eram vendidos no adro da igreja num leilão. Arrematava o produto quem desse mais dinheiro por ele.O dinheiro era para a confraria. Ainda hoje , apesar dos animais serem em menor número, existem algumas ofertas ao santo.
O S. João de Arga tem muitos devotos devido à fama de curar de males ruins ( cancro) e de tirar os cravos e berrugas. Para os cravos as pessoas ofereciam molhadas de cravos . Após a oferta , diz o povo, que passam poucos dias até que todos os cravos das mãos e de outros locais desapareçam totalmente. Outra forma de agradecer ao santo algumas curas são as voltas ao redor da igreja de pé ou de joelhos. Também havia a oferta de sal, ex-votos
Reza a história que após subirem o monte, os peregrinos e visitantes davam 3 voltas à capela, entregando depois duas esmolas, uma ao santo (São João Baptista) e outra ao diabo, uma tradição que muitos romeiros ainda mantém.
Ao santo Amaro, que cura maleitas das pernas, de ossos e, em geral de doenças reumáticas, são oferecidos ex-votos em cera, correspondentes à parte do corpo onde a maleita existia ( pernas, braços, cabeças, …).
8155
Terras de Arga e Lima
Biblioteca escolar ; alunos do Agrupamento
Biblioteca Escolar
Biblioteca Escolar
Religiosidade; crenças
Pessoas mais velhas da comunidade
3-5-2020
Português
Digital