Nos dias 1, 2 e 3 de julho de 2021 realizou-se, em Viana do Castelo, o I Congresso Internacional de Equinologia e Turismo Equestre, resultado da constituição de uma rede internacional de cooperação científica entre a Universidade da Sorbonne Nouvelle, a Universidade de Quioto (Instituto de Pesquisa de Primatas) e o Município de Viana do Castelo, iniciada em 2014, integrando mais recentemente as Universidades de Coimbra e Valencia (Espanha).
Este congresso surgiu, em parte, como forma de enaltecer a raça Garrano, uma raça autóctone e típica das paisagens montanhosas de Viana do Castelo, e a importância do seu papel no ponto de vista genético, patrimonial e cultural para o território.
O congresso encerrou com uma Gala Equestre realizada no Paço de Lanheses, dedicada essencialmente à promoção das raças autóctones nacionais e com especial destaca para o Garrano.
Desta forma, o Paço de Lanheses foi palco de um fantástico espetáculo equestre no qual, e para deleito dos espetadores, foram apresentadas algumas raças de equídeos portugueses nomeadamente o Lusitano, o Sorraia, o Pónei da Terceira e o Garrano, a raça autóctone de Viana do Castelo.
8263
Geoparque Viana do Castelo
Portugal
3 de julho de 2021
Fotografias de Barbara Ryckewaert
41.734839, -8.680815