O Castelo de Portuzelo situa-se a cerca de 500 metros do rio Lima, em Santa Marta de Portuzelo, próximo da estrada que segue de Viana do Castelo para Ponte de Lima. A sua construção é recente, datando-se de 1853. “Deve-se ao temperamento romântico do seu senhor de então, António Pereira da Cunha que, regressando duma viagem à Áustria e à Alemanha (onde fora assistir ao baptizado do primogénito de D. Miguel I) desejou possuir também aqui um castelo que lhe lembrasse os que tinha visto naquelas terras germânicas. No seu entusiasmo ele próprio desenhou a sua planta “com uma torcida de papel molhada em tinta”. Para que a sugestão fosse mais perfeita nem faltavam no desenho um fosso e uma ponte levadiça contra imaginários ataques bélicos!”
“Hoje essa parte, assim como a passagem abobada para o pátio de honra, acham-se em ruínas. Mas no Pátio virado ao nascente subsiste o bonito chafariz de pedra trabalhada vindo do Convento do Carmo, de Viana.” Os primeiros residentes da casa foram Fernão da Rocha Lobo e a sua esposa D. Ana Lobo Barreto, ascendentes dos senhores do Couto.
Artigo do Tomo III dos Cadernos Vianenses, 1979, escrito por Albano Sordo.
Os Cadernos Vianenses são uma edição da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com publicação periódica desde Outubro de 1978. Estas publicações assumem-se como uma fonte de memórias e repositório do património de Viana do Castelo, agregando textos, artigos, testemunhos, opiniões e ideias de diversos autores, abordando um variado leque de temas.
Consulte aqui o artigo completo.