“A orla sul da faixa costeira vianense é constituída fundamentalmente por sistemas dunares. As dunas são sistemas muito sensíveis cuja perenidade depende de um frágil equilíbrio e estreita interdependência entre todas as forças que actuam no espaço litoral. Tal equilíbrio é tanto mais precário quanto mais os processos antrópicos interferirem com os processos morfodinâmicos responsáveis pela evolução geomorfológica das dunas. (…)”
“Fazendo parte da paisagem costeira, os blowouts são um dos domínios de investigação em geomorfologia litoral menos conhecida em Portugal, não obstante ser um assunto de grande interesse a nível mundial. Em termos morfológicos, um blowout corresponde a uma depressão de aspecto variável talhada numa duna. Possivelmente devido às variadas formas de ocorrência os blowouts representam mais de um tipo de génese. A origem dos blowouts parece ser matéria de grande controvérsia. (…)”
Artigo do Tomo 21 dos Cadernos Vianenses, 1996, escrito por Augusto Patrício Lima Rocha.
Os Cadernos Vianenses são uma edição da Câmara Municipal de Viana do Castelo, com publicação periódica desde outubro de 1978. Estas publicações assumem-se como uma fonte de memórias e repositório do património de Viana do Castelo, agregando textos, artigos, testemunhos, opiniões e ideias de diversos autores, abordando um variado leque de temas.
Consulte aqui o artigo completo.